Encontrão do CLJ reúne jovens de seis cidades
Neste último sábado, 17 de maio, mais de 100 jovens que integram o movimento CLJ, Curso de Liderança Juvenil, estiveram reunidos em Montenegro. O encontrão, como é chamado, iniciou no auditório do Instituto de Educação São José. Foram momentos de integração, descontração, mas também de formação. Participaram grupos do CLJ das cidades de São Pedro da Serra, Salvador do Sul, Triunfo, Taquari, Montenegro e São José do Maratá. Só de Montenegro, foram três grupos diferentes: CLJ da Catedral, CLJ da Capela Nossa Senhora dos Navegantes e da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do bairro Timbaúva.
Rafaella Colombo, jovem que coordena o grupo da Catedral, destaca que é um dia de muita integração. “Participar tanto do encontrão quanto da festa à fantasia, que ocorre à noite, foi muito legal porque encontramos jovens de outros lugares e estão ali pelo mesmo motivo, que é encontrar Jesus”, destaca. E não é qualquer encontro. “É uma experiência de estar perto de Jesus e ainda se divertindo como jovem, com gente da nossa idade”, completa.
Como bem destaca Rafaella, esta experiência é uma maneira de viver a juventude e ainda estar próximo de Cristo. Lucas Pezzi, também do CLJ da Catedral, concorda. “Desde que entrei no CLJ, em 2021, a minha vida mudou, mudou muito a minha forma de ver o mundo. E estar com gente da mesma idade, curtindo momentos como estes de sábado, com pessoas que buscam o mesmo que eu, me motiva mais e só aumenta o desejo de servir a Cristo e ao CLJ, que tanto me ajudou”, diz Lucas.
O encontrão começou com o tradicional folclore, quando os jovens dançam e cantam. Depois, a gurizada vai ao Sacrário. “Lá, refletimos sobre uma agem bíblica e buscamos uma conexão com Deus”, completa Rafaella. Na sequência, é hora de estudos e no encontrão isso ficou sob a responsabilidade da psicóloga Gabriela Schneider, que abordou com eles o tema do uso das redes sociais. “Pra mim foi uma alegria. Sempre é um prazer estar com os jovens e tios do CLJ. Ver nossa Igreja com movimentos jovens em ação enche o coração de esperança nas novas gerações”, comemora.
A tarde encerrou com a missa dos jovens. Além da música, eles ficam responsáveis por toda a liturgia da celebração. E logo depois da missa, era hora de trocar a roupa, pegar a fantasia e ir para a festa. “É muito legal. Temos até escolha da melhor fantasia”, diz Rafaella. E nesta festa, nem os tios do movimento são poupados que, fantasiados, também entram na brincadeira, como comprovam as fotos.
Para ingresso no CLJ, basta participar dos encontros no grupos paroquiais. Busque informações junto a sua paróquia sobre datas e horário de encontros. Depois de um tempo frequentando os encontros, jovens são convidados a participarem do retiro.
Depoimento
Como Rafaella e Lucas, Milena Luise Alflen é uma jovem que se entrega para a aproximação com Jesus através da experiência do carisma do CLJ. Ela integra o grupo do CLJ de São Pedro da Serra. Com seu grupo, veio até Montenegro para participar do encontrão e da festa. Confira o depoimento dela.
"Participo do CLJ desde 2022, mesmo ano em que fiz o meu primeiro retiro. Recebi o convite para conhecer o movimento, que na época estava bem fragilizado por conta da pandemia, inclusive o grupo aqui de São Pedro da Serra é um exemplo. Ele foi se reerguendo aos poucos em encontros com apenas duas pessoas.
Esses momentos, do encontrão e da festa, representam a união dos grupos e o carinho pelo movimento. Em cada evento que podemos reencontrar nossos amigos que conhecemos nos retiros ou na caminhada e é uma alegria que toma conta, é um sentimento de gratidão por poder ver novamente os membros da nossa grande família. É sempre uma honra receber o convite para participar, é uma oportunidade de criar novas histórias e compartilhar mais memórias com amigos que são unidos por uma força maior que é o amor de Deus.
'Podemos ser jovens alegres sem os exageros e extravagância do mundo, que podemos aproveitar a vida seguindo os os do nosso verdadeiro líder, Jesus Cristo, com leveza e obediência'
O encontrão foi um dia muito marcante, com o momento de folclore que animou a galera, o momento de palestra e conversa com a psicóloga sobre o uso das redes sociais, assunto muito importante para a nossa juventude que tem o ilimitado a tudo e muitas vezes não sabe como lidar. Ainda destaco a missa com a comunidade, representando a nossa maior oração e compromisso de união com toda a Igreja católica e, por fim, a tão esperada festa à fantasia. Momentos como estes da festa mostram que podemos ser jovens alegres sem os exageros e extravagância do mundo, que podemos aproveitar a vida seguindo os os do nosso verdadeiro líder, Jesus Cristo, com leveza e obediência".